sexta-feira, 3 de abril de 2015

[Naluh] Parto de Lótus

Andei sumida. Fiquei bastante xoxa quando a Bá ficou internada, perdi bastante do tesão do blog nesse período. Por outro lado, esses últimos três meses foram bastante estressantes aqui em casa. Muitas dúvidas rondaram nossas cabeças e isso incluiu a decisão de ter ou não um bebê. Foi um momento bastante difícil, que estamos trabalhando para superar. Todo esse estresse deixou minha ovulação instável e ainda estou tentando colocar isso em ordem.

A questão é que, com o perdão do trocadilho, o plano de ter um bebê não foi abortado.

Outro dia, no facebook uma amiga linda que está gestante de quase 40 semanas me marcou num post sobre o Parto de Lótus. Dei uma olhada nos comentários, e não vi nada demais, apenas uma moça perguntando se seria necessário carregar bebê + placenta por três dias e como a resposta que deram a ela também foi equivocada, resolvi escrever esse texto e trazer uma síntese do Parto de Lótus.

Algumas mulheres que optam por esses métodos diferentes, muitas vezes são chamadas de loucas, hippies, irresponsáveis e etc. Infelizmente vivemos numa cultura onde o artificial é sempre preferível ao natural. Que pena.

Mas sim, muito provavelmente sou louca, certamente hippie, mas irresponsabilidade é uma coisa que passa longe. Somos loucas por ousar viver e pensar fora da caixinha. Isso muitas vezes provoca o isolamento e a sensação de não pertencer a esse mundo. Somos hippies por que acreditamos que a natureza nos fornece aquilo que precisamos. Que podemos parir em nossas casas, que devemos respeitar o sagrado momento do nascimento e que a placenta, que foi que nutriu nosso bebê dentro do nosso corpo, foi "mãe" dele antes de nós sermos. A placenta e o bebê possuem uma conexão que consideramos mais que saudável, sagrada. Algumas dessas hippies-loucas, esperam parar de pulsar para, aí sim, cortar o cordão. Outras acreditam que devem deixar o cordão secar ainda ligado ao bebê e à placenta e deixar desprender naturalmente. Algumas optam por descartar a placenta fresca. Outros por desidratar, encapsular e consumir. Mas nenhuma dessas mulheres faz essas coisas desconsiderando riscos, sejam à elas ou ao bebê. Nenhuma delas faz por gostar pouco de seus bebês. Isso tudo faz parte do extremamente controverso direito de decidir o que é melhor para si e para seus rebentos. Gostando ou não, concordando ou não, a única coisa que podemos fazer é respeitar.

Vamos ao Parto de Lótus!

Créditos da imagem: http://www.homeinthehive.org/2013/08/lunas-lotus-birth.html#.VR9I-PnF-X8
À propósito, leiam esse artigo, pq é super.

Imagina que louco se quando seu bebê nascesse, ao invés de você (ou o médico, ou o pai) cortar a circulação do sangue entre a placenta e o bebê para cortar o cordão e jogar a placenta fora, você mantivesse a placenta ligada através do cordão ao bebê por cerca de três dias, ou seja, até o cordão secar e cair naturalmente, sem cotoco?Alguma das minhas fontes disse que foram umas hippies-loucas-iogues que começaram a difundir a prática nos anos 80, mas que a mesma encontrar eco nas práticas indígenas (dessa parte eu não tenho certeza).

Pois é. Esse é o parto de lótus.

Pergunta #1: POR QUE CARGAS D'ÁGUA?

Antes de tudo é necessário explicar que o parto de lótus aparece como uma prática de inspiração filosófica-religiosa. Acredita-se que uma criança que não passa pelo trauma do corte precoce do cordão umbilical é uma criança mais tranquila, mas "inteira". O principal vínculo que possuía até nascer não é cortado grosseiramente, e sim desfeito naturalmente. Pode parecer bizarro, mas na vedade faz muito sentido se parar para analisar o fato de que o coto de cordão, cortado precocemente (da forma como é feito nos hospitais) leva cerca de 9 dias para cair, o coto de cordão que esperou o cessar das pulsações leva cerca de 7 dias para cair e o cordão não cortado se separa do bebê em cerca de 3 dias. Faz muito sentido.

Esse é o diferencial. O bebê nasce, mas seus vínculos prévios não são cortados à força. Espera-se o tempo deles de se separar. Os benefícios físicos não são diferentes daqueles cordões que são cortados após o fim das pulsações:

1. Transfusão completa do sangue da placenta para o bebê (o que alguns especialistas afirmam que pode evitar a anemia em recém-nascidos);

2. Vitamina K direto da placenta, toda a vitamina K da placenta (o que alguns especialistas dizem que elimina a necessidade de vitamina K extra aplicada pelos médicos; outros especialistas dizem que só reduz, eu acredito nos primeiros especialistas);

3. O bebê recebe mais células-tronco;

4. O bebê tem a imunidade aumentada, porque recebe mais células de defesa da placenta;

5. Não tem o risco do coto infeccionar, porque não tem coto.

Benefícios psicológicos?

1. Estimula a mãe a sossegar o facho, uma vez que andar pra lá e pra cá significa carregar bebê + placenta;

2. E por isso, estimula o vínculo entre a mamãe e o bebê¹.

Dito isso, vem a segunda pergunta: MAS E A PLACENTA? VAI APODRECER, NÃO?

Se você deixar ela lá, de boas, sim. Se você tentar dar banho com sabonete e amamentar a placenta, sim. Por isso, é importante distinguir os cuidados que você deve ter com a placenta e os cuidados que você vai ter com o bebê. Os que você vai ter com o bebê é basicamente, manter limpo, manter alimentado, manter confortável. Ok?

Já a placenta, você vai precisar manter limpa e seca (sim, é bom lavar, pq né?, ela vai estar cheia de sangue, mas não precisa usar sabonete neutro). O que eu já vi no YT foi gente usando toalhas absorventes (tipo tapete descartável pra xixi de cachorro e gato dodói) para tirar o excesso de umidade e colocando camadas de sal marinho e alecrim na placenta uma vez por dia, durante a higienzação, depois enrolando em uma toalha absorvente nova, num lenço de seda e ta-dá! Já li gente dizendo que só começa a ter um cheiro almiscarado no segundo ou terceiro dia, mas aí o cordão cai e você não precisa mais vestir a placenta pra festa².

Pergunta #3: O QUE QUE EU FAÇO COM A PLACENTA DEPOIS?

A parte fofa: você pode plantar numa árvore frutífera! Olha que lindo! Uma árvore que vai nascer praticamente junto com seu bebê. <3 Eu acho essa ideia linda!!

Oooou você pode jogar fora, enterrar, cremar e colocar as cinzas num relicário (ou jogar as cinzas em algum lugar diferente), aproveitar que já está no sal há três dias, acender a churrasqueira e... :P

Essa mamãe aqui fez uma farofa. hahaha Menira, é sal, ervas e pedras (tumalina)
Créditos da imagem: http://www.unfoldinglotus.com/lotus-birth.html

Brincadeiras à parte, espero que tenham gostado da minha explicação do parto de lótus. Eu acho muito bonito, embora um pouco anti-prático. MAS TAMBÉM QUEM FOI QUE DISSE QUE TUDO TEM QUE SER PRÁTICO? Tem que ser bom, principalmente pro bebê.

Aqui embaixo vou colocar o link de um vídeo do YT onde uma moça mostra fotos e vídeo de como cuidou das 3 placentas que ela pariu e como ficou o umbiguinho dos três filhotes dela. É em inglês, mas as imagens falam por si. Beijo.



__________________________
¹ Esses itens são do site http://vilamamifera.com/mulheresempoderadas/parto-de-lotus-voce-ja-pensou-sobre-isso/
² http://www.foxnews.com/health/2013/04/11/lotus-birth-trend-keeps-umbilical-cord-and-placenta-attached-to-baby-for-days/#ixzz2QBLBk9Ih


Um comentário :

  1. Muito informativo seu post, Naluh! (Tendo em vista que não entendo inglês! Hahaha!)
    É lindo, mas eu não conseguiria cuidar "dos dois"! Huahuahua! Admiro muito quem opta por esses métodos! Beijinho! =***

    ResponderExcluir