segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

[Naluh] Casa de parto no Rio de Janeiro realiza partos pelo SUS

Reprodução. "Oficina de Culinária" - Fonte: http://smsdc-casadeparto.blogspot.com.br/

Pelas minhas andanças, que já acontecem há algum tempo, à procura de informação sobre gestação, partos e afins, li muita coisa. Mas recentemente, inadvertidamente, me deparei com um vídeo no facebook de um grupo de grávidas fazendo uma apresentação de dança do ventre. O vídeo por si só já abre margem para um post - e debate - mas ali vi pela primeira vez o nome da Casa de Parto David Capistrano Filho.

O blog da Casa de Parto, inaugurada há dez anos, mostra um pouco das atividades que são realizadas lá, tais como chás com atividades diversas para as gestantes (desde oficina de culinária a apresentações de dança), encontros educativos e o melhor: eles praticam o parto humanizado. Não são médicos realizando o parto e sim enfermeiras obstetrizes. As mães das fotos estão todas com muito boa aparência, os quartos tem camas e não macas (não sei se todos), tem banheira, jardim pras mamães tomarem banho de sol com seus rebentos... Eu disse que isso era o melhor? Me enganei. O melhor ainda está por vir: é coberto pelo S.U.S.

A CP tem o apoio da Prefeitura do Rio e da Rede Otics Rio - Padre Miguel e parece não ser real, de tão incrível que parece, esse oásis de humanização no meio de tanta monetização do parto. Se eu tivesse que parir em algum lugar que não a minha casa, com certeza seria em um lugar assim. Lindo de viver. Pela primeira vez, em muito tempo, me empolguei de parir em algum lugar que não em casa...

É possível que seja necessário ser residente do município do Rio de Janeiro, eu não liguei pra lá ainda. Quando tiver mais informações, editarei esse post. Mesmo assim, fica a dica para as futuras mamães.

Saiba um pouco mais pela reportagem da Revista Crescer e da EBC Rádios.

2 comentários :

  1. Nossa, realmente parece um oásis em meio a tanta "mecanização", vamos dizer assim. Ótimo post, realmente lugares que realizam partos humanos precisam ser divulgados.
    (e dá até uma pontinha de tristeza lembrar que precisamos procurar lugares onde as pessoas lembrem que somos gente)

    ResponderExcluir
  2. @Nats, sim... Mecanização e monetizar, mesmo. Hoje em dia pode-se pagar até 6 mil reais para parir em casa... Tenso...

    ResponderExcluir