Ísis - A Grande Mãe

Ísis era a deusa da fertilidade e da maternidade dos antigos egípcios. Seu nome, entretanto, ficou mais conhecido na forma grega (Ísis) do que na original egípcia (Auset). Sua adoração se estendeu por todo mundo antigo grego-romano.

Dentre seus epítetos, está o de "Grande Mãe", é aquela que é a parteira de si mesma e era um modelo de mulher ideal: a esposa e mãe exemplares. Atualmente não se pode falar de modelo de mulher ideal. Existem muitos tipos de mulheres, de esposas e de mães, e nenhuma dessas coisas é mais, graças a todos os deuses, dependente umas das outras. Hoje, ser mulher não implica em casar e ter filhos, mas Ísis, mãe de Hórus foi e é uma referência na representação da mãe e por isso a escolhemos.

Ao lado, vê-se uma imagem da Ísis Lactante, como são chamadas as estatuetas que representam Ísis amamentando o Hórus Menino. É uma imagem antiquíssima, que encontra analogia na Maria Lactante e o Menino Jesus. Tal representação talvez seja a mais comovente e icônica da maternidade e a Ísis Lactante é uma das mais antigas dessas representações conhecidas.

Ísis, a Grande Mãe, é a nossa padroeira esperamos que nos inspire no caminho mais correto na maternidade para que tenhamos o sucesso que ela teve ao criar o faraó mítico mais importante da história do Egito Antigo, Hórus. Ok. Isso ficou estranho, mas esse é o espírito!

Nenhum comentário :

Postar um comentário