segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

[Naluh] Yoga como preparação para gestação

É preciso que vocês saibam algumas coisas a meu respeito:

  1. Eu sou taurina e portanto comilona e preguiçosa - e isso me rendeu algumas gordurinhas em locais que tendem a ter gordurinhas...
  2. Eu sou uma pessoa noturna e a vida só começa pra mim depois das 10h. Acordar cedo pra mim, aquele cedo saudável, é as 8h. Antes disso é purgatório e meu dia todo se desenrola like hell.
  3. Eu não curto atividades físicas em geral. O que mais curti até hoje foi corrida e a yoga.
  4. Eu sou muito indisciplinada - por exemplo, só tomei uns 5 comprimidos da cartela do ácido fólico...
Partindo dessas informações, não é dificil concluir que meu planejamento para estar em boa forma para a gestação é um failure total, não é? POIS É.

A meu favor tenho o fato de que depois que eu vi um vídeo da Coca-cola sendo fervida e virando uma calda preta, toda vez que bebo, sinto o sabor super-ultra-mega ativo do açúcar e ela já não me satisfaz mais. Tenho bebido, portanto, litros e litros de água nesse verão, o que é maravilhótimo. 

Eu realmente queria não perder meu corpo depois da gestação, porque eu posso estar gordinha, mas eu me acho gostosa do tipo mulher-real-gostosa. E, por mais besta que isso possa parecer, grande parte da minha auto-estima vem do formato do meu corpo. Sempre tem coisas que a gente queria melhorar e talz, mas eu gosto dele e, pelos meus estudos, se eu quiser voltar rápido ao meu corpo de antes da gravidez, preciso amamentar e ter uma prática regular de exercícios anterior à gravidez.

Esse não é muito o momento para corrida na minha vida. A ideia de sair pra correr e voltar assada do sol não está nos meus planos. Tentei fazer caminhada com uma grande amiga, mas só fui uma vez (eu vou encontrar as forças, Nats. Prometo)... Passamos menos de uma hora caminhando e mais de 3 conversando, sentadas, confortavelmente num banquinho da Reitoria da UFF... A nosso favor, não havia cerveja no encontro.

Por fim, há muitos anos venho paquerando a yoga. Uma grande responsável por isso é a bailarina de Tribal Fusion Rachel Brice que é praticante há muitos anos e faz coisas incríveis enquanto dança. Em adição, eu sou uma pessoa ansiosa cuja mente está sempre falando. Eu falo alto e sou nervosa. Rôo unhas e tenho dificuldades para dormir periodicamente. Sempre tive grande consciência do quanto a prática de yoga pode me ajudar, e para completar, nunca vi um yogi gordo. Na verdade, esses dias encontrei uma mulher, mas foi a única além de Buddha...

Sempre brinco que yoga é o exercício perfeito pra mim porque posso fazer sentada e quase não se mexe. É uma piada. As pessoas riem. Não sei se porque elas não conhecem a yoga e por isso faz sentido, ou se porque elas conhecem a yoga e tem pena de mim... 

O fato é que eu tenho tentado, desde o início desse mês (e ano), fazer algumas coisas de yoga. Escolhi o Ashtanga Vinyasa por ser umas sequências fixas e não muito longas. Fiz umas cinco vezes só e, embora isso pareça ruim, é bom, é ótimo! Espero estar mais equilibrada emocionalmente e fisicamente até o fim do mês, de forma que eu possa continuar fazendo quando embarrigar.

Aém disso, leiam aqui e aqui os benefícios de se fazer yoga durante a gestação!

Aqui o vídeo que estou usando:




Espero que gostem!

Nenhum comentário :

Postar um comentário