quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

[Fátima] A ansiedade que crescia junto com o bebê


Desde quando me entendo por gente, a ansiedade esteve presente na minha vida. Agora, imaginem uma pessoa ansiosa e grávida? Sim, eu estava doida para ver o rosto do meu bebezinho... EU QUERIA PARIR LOGO, SENHOR! Como eu disse no post anterior, descobri a gravidez já na 22ª semana. Levando em conta que meu bebê nasceu com 39 semanas e 5 dias, eu tive 17 semanas e 5 dias pra ficar louca, mas muito, mas muito louca de ansiedade...

Aí eu comia, muita coisa! Nos meus 3 primeiros meses de gravidez (quando ainda não sabia do "serzinho" dentro de mim), eu estava na minha primeira crise do Lúpus e não conseguia comer porque tinha lesões demais no meu céu da boca, então emagreci 10kg. Só que a crise tinha passado e eu tinha me tornado a "taurina grávida ansiosa"(e com 10kg de "bala na agulha" para engordar). Como era mágico e prazeroso sentar na mesa do café da manhã, desfrutar de toda aquela variedade de comida (porque quando você tá grávida, todo o mundo te mima com comida, é um fato) e depois, mais do que satisfeita, se sentir enjoada e vomitar tudo, claro! Porque grávida ansiosa tem dessas coisas!

E parece que tudo demora mais quando existe essa tal de ansiedade. Eu precisei de 3 ultrassonografias para descobrir que esperava uma menina, por exemplo. Aliás, eu chamei tanto de "bebê" por não saber o sexo, que passei a crer que esperava um menino, mesmo com todo o mundo me dizendo: "Mimimi, se está com as pernas fechadas,  é menina!"... E ela tinha que fechar as pernas para fazer mais suspense! Se era para deixar a mamãe louca, que deixasse desde dentro da barriga!

Outra coisa que me ajudou muito a controlar isso tudo foi o ponto cruz! Eu bordava como se não houvesse amanhã. Todo lugar que eu ia, estava acompanhada pelas linhas, agulhas, toalhinhas e um lanchinho! Porque ninguém trabalha com fome! Foi realmente uma pena eu não ter uma máquina de costura e só ter aprendido tricô quando minha filha já tinha 2 anos... Fazer o próprio enxoval é uma terapia das boas. Eu super aconselho!

Na época pareceu uma eternidade, mas revivendo a experiência enquanto escrevo, vejo é que passou rápido demais... A dica que deixo para as gestantes é que aproveitem ao máximo esse período porque é único e dá uma saudaaaade depois! Tenham calma, paciência e ocupem bem suas mentes com coisas boas. Não liguem se todo o mundo acha que vocês estão umas chatas por só falar sobre gestação, parto e aleitamento materno. Vocês podem ser chatas o quanto quiserem porque têm pessoinhas dentro de vocês e pronto! Argumento melhor que esse não existe! ;)

Beijinhos!!


2 comentários :